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NOVIDADES

MATERIAL PEDAGÓGICO PARA ESTÍMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA EM PACIENTES COM APERT

No Hospital Sobrapar, além dos atendimentos aos pacientes com Fissura Lábio Palatina, passa também pela Psicopedagogia, pacientes com diversas síndromes, entre elas a síndrome de Apert, cuja doença faz com que os pacientes apresentem malformação congênita, que afetam diversas partes do corpo como o crânio, a face, mãos e pés, que pode variar de leve a grave.

Com a fusão congênita dos dedos das mãos, que envolve diversas cirurgias para a separação, a coordenação motora fina desses pacientes se torna bastante prejudicada. A coordenação motora fina é capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos das mãos e permite manusear objetos e realizar atividades como recorte, desenhar, pintar e claro, escrever. É preciso diversos estímulos e treino com as mãos e dedos, antes do início da alfabetização, como a realização do movimento de pinça e posteriormente segurar no lápis, garantindo a realização da escrita.

Sendo assim, entre os materiais pedagógicos já existentes e oferecidos pelo setor de Psicopedagogia para os atendimentos, a psicopedagoga Raquel Urvaneja, elaborou um material específico para o trabalho com pacientes com Síndrome de Apert.

Utilizando prendedor de roupa tamanho jumbo com a combinação de outros elementos, realiza-se a estimulação dos pequenos músculos das mãos, fazendo o movimento de pinça, movimento esse, necessário para o desenvolvimento da coordenação motora fina. Além disso, trabalha também outras habilidades como cor e quantidade; pois é sabido que crianças com a síndrome de Apert, em alguns casos, podem apresentar graus variados de atraso do desenvolvimento, déficit cognitivo e deficiência intelectual.

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