Baixe nosso app

NOVIDADES

ALFABETIZAÇÃO: CONFIRA DICAS IMPORTANTES

No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização, tema fundamental principalmente na infância.

É comum pensar na alfabetização como a simples habilidade de ler e escrever; mas na verdade é um processo de aquisição de habilidades específicas que devem ser estimuladas nas áreas motoras e cognitivas e acontece muito cedo, desde os primeiros meses de vida.

É importante lembrar que cada criança tem seu ritmo, algumas crianças conseguem decifrar suas primeiras palavras aos 5 anos, enquanto outras só lerão efetivamente aos 7 anos, e nada disso significa qualquer problema no desenvolvimento!

03 dicas para estimular a alfabetização na infância:
1) Contação de estórias e diversos livros infantis: oferece a criança um mundo mágico e um ganho significativo no aumento do vocabulário
2) Ouvir e cantar: inserir as crianças em um repertório grande de cantigas, auxilia no desenvolvimento da musicalidade, além de assimilar e conhecer diversas palavras, antes da alfabetização.
3) Apresentar diversos materiais: apresente à criança diversos tipos de leitura como jornal, gibis, panfletos, receitas etc. Ofereça também diferentes tipos de textos literários como poesia, prosa, contos de fada, aventura...

No Hospital Sobrapar, temos o projeto “A Escola no Hospital” que oferece atendimento psicopedagógico para os pacientes com dificuldade de aprendizagem ou que precisam se ausentar da escola devido ao longo tratamento para a reabilitação craniofacial. Este projeto é apoiado pela Fundação Prada de Assistência Social, nossa importante parceira há mais de 10 anos, nos ajuda na inserção escolar e social de nossos pacientes!

@hospitalsobrapar
#fundacaoprada
#fundaçãoprada
#sobrapar